sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

MAPA DE RISCO PARA SEGURANÇA DO TRABALHADOR


O que é Mapa de Risco?
Mapa de Risco é uma representação referente aos riscos presentes no ambiente de trabalho.
É apresentado graficamente de acordo  com o local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles.
 O tamanho dos círculos varia de acordo com o tamanho do risco no local sendo, riscos: pequeno, médio e grande.
Para que serve o Mapa de Risco
Serve para mostrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado. Como também para determinar medidas de prevenção ou anulação dos referidos riscos.

Disseminar a conscientização entre os funcionários
Visa também estimular as ações de prevenção na empresa. Estimular a conscientização, fazendo com que após o conhecimento dos riscos os funcionários passem a serem mais zelosos pela própria segurança.

Quem elabora o Mapa de Risco
De acordo com a NR 5 no item 5.16 a elaboração do Mapa de Risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT (onde houver). Sendo assim, qualquer uma dessas podem fazer e assinar o documento.
O ideal é que seja feito em parceria. E mesmo quando não for feito em parceria, o nome da CIPA deverá constar no documento para que seja cumprido o item da NR mostrado acima. 
O Mapa de Risco pode ser completo ou setorial.
Vejamos o que diz na NR 1 no item 1.7 letra “A” cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho; 
Se o Mapa de Risco está coberto pela lei 6.514 na NR 5.16 que foi mencionado acima. Logo a empresa estará passível de punição pela falta do mesmo.
A punição se dá no item da NR 1.7. já que ela diz cumprir e fazer cumprir. Entendemos então que qualquer item da NR descumprido é passível de multa pelo referido item (NR 1.7 letra “A”).
Se a empresa tem 500 funcionários a multa chega quase 3500 reais.
   O Mapa de Risco deve ser revisto sempre que um fato novo modificar a situação dos Riscos estabelecidos. Isso pode acontecer por uma mudança de layout, acrescentamento de novas máquinas no ambiente.
Sempre que houver modificações nos riscos elas devem constar no Mapa de Risco o quanto antes.
Após ser discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Risco deve ser colocado no local analisado. De preferência um local que seja de fácil visualização e acesso aos trabalhadores.
Procure sempre os lugares de maior concentração de pessoas no setor, e assim todos verão e saberão os riscos e os cuidados necessários.





  fonte:segurançadotrabalhonwn.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário